Parceria

TVGolo.com - Novos Golos

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mantorras - que destino?

O Mancha agradece desde já a colaboração do Bruno numa altura em que o blog precisava, desde já o meu muito obrigado e boa sorte po teu futuro no nosso blog!

Desde já agradeço o convite para colaborar com o Mancha Encarnada, fazendo votos para que esta colaboração seja duradoura e frutuosa.

O meu primeiro post aqui refere-se ao grande ponto de interrogação que é neste momento a carreira de Pedro Manuel Torres, o nosso Mantorras.



Mantorras estreou-se em Portugal em 1999/00, ao serviço do Alverca. Tinha 18 anos e fez 5 jogos nessa época para o campeonato e um para a taça. Era muito jovem e não deslumbrou logo à primeira vista. O Alverca vinha então da 2ª Liga e conseguiu um bom 11º lugar, treinado por José Romão e tendo como adjunto o nosso António Veloso.

Na época seguinte (a tal em que ficámos em 6º) Mantorras explodiu. Participou em 26 jogos e marcou 9 golos, fazendo uma exibição de luxo num jogo com o Sporting, o que levou o Benfica a interessar-se por ele, assim como outros tubarões do futebol mundial, com o AC Milan à cabeça. O Alverca acabou por ficar no mesmo lugar da época anterior, treinado por Jesualdo Ferreira. No fim dessa época Jesualdo vai para o Benfica como adjunto de Toni e Mantorras é vendido para o Benfica por 5 milhões de euros, num negócio conduzido por Luís Filipe Vieira, na altura director geral do Benfica e ex-presidente do Alverca.

Mantorras chega à Luz num clima de grande euforia e sendo apontado como mais um "novo Eusébio" em que todos depositavam grandes esperanças. O próprio LFV eleva a fasquia de tal forma que anuncia que o seu craque não sai do Benfica por menos de 90 milhões de euros!!! (18 milhões de contos!!!), o que ao mesmo tempo atemoriza os seus adversários mas também é visto como algo ridículo, e ainda com a expressão "Deixem jogar o Mantorras!", que muita tinta fez (e faz ainda hoje) correr. Mantorras não defrauda as expectativas dos adeptos, ao contrário do resto da equipa (a "equipa maravilha" de LFV). A época não é brilhante, o Benfica acaba em 4º, com 2 treinadores (Toni e depois Jesualdo) ficando pela 2ª vez consecutiva fora da UEFA, mas o angolano joga 30 vezes e marca 13 golos.



2002/03 é o início do calvário do angolano. Faz apenas 8 jogos, marcando 3 golos, e é-lhe descoberta uma lesão que parece ser de alguma gravidade. No entanto, ninguém adivinhava o que estava para vir.
E o que veio foi a dolorosa confirmação que a lesão era bem mais grave do que se suspeitava, o que fez com que Mantorras não fizesse um único jogo em 2003/04.



Regressa à competição na 17ª jornada de 2004/05 na Luz, diante do Boavista, num clima de festa, pois havia 3-0 quando entrou em campo, e ainda marca o 4-0. Nessa época é absolutamente decisivo na vitória do campeonato, jogando 15 vezes e marcando 5 golos, quase todos absolutamente decisivos para o título. Era o treinador do clube Giovanni Trappatoni.



A partir daí, seguiu-se novo período de calvário, marcado por algo que nunca foi explicado. Em 2005/06, com Koeman, jogou 17 jogos e marcou 3 golos. Na época seguinte, com Fernando Santos, fez menos um golo com o mesmo número de jogos. Foi ainda a época em que, depois de marcar um golo com o Beira-Mar, disse mais uma célebre frase: "Não sou coxo!". Em 2007/08, com três treinadores (Santos, Camacho e Chalana), jogou apenas 9 vezes e marcou um golo. A época passada, com Quique, só actuou por 5 vezes e marcou 2 golos.



Esta época Mantorras ainda não foi convocado uma única vez nem parece entrar nas cogitações de Jorge Jesus. O Benfica conta com 6 avançados (Saviola, Cardozo, Nuno Gomes, Weldon, Keirrison e... Mantorras) e tem sido frequente ver os jogadores e o próprio JJ a nem mencionar Mantorras quando se fala dos jogadores que podem jogar no ataque.

A minha questão é esta: que papel está destinado a Mantorras esta época e mesmo para o futuro no Benfica? O jogador conta? Não conta? Se não conta, porque é que está há tantas épocas praticamente encostado, sendo utilizado apenas quando não há mesmo mais nenhuma solução no plantel? E a pergunta até é mais pertinente devido ao facto de que, cada vez que entra, Mantorras mexe no jogo e muitas das vezes marca. E se assim é, se pode jogar, se não está lesionado e com a qualidade que ainda demonstra ter cada vez que tem oportunidade para isso, porque razão não contam com ele? Porque razão não joga mais? É uma pergunta que fica para os nossos leitores.

PS: aqui fica um vídeo com alguns dos golos de Mantorras de águia ao peito; os primeiros 5 são os de 2004/05.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mantorras é um daqueles grandes casos em que uma lesão destruiu uma carreira.
Acredito que se aquela lesao nao tivesse acontecido, ele teria dado bom dinheiro ao Benfica e seria um grande avançado!
Ja agora alguem me pode relembrar como se lesionou ele?

Boa sorte Bruno o teu post ta muito bom.

saviolz. disse...

Muito bom post , Bruno .

Continua ;D