Parceria

TVGolo.com - Novos Golos

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Uma questão central



Ontem deparei-me com a notícia de que o Benfica anda a seguir o central que está a despontar esta época no Rio Ave, Fábio Faria de seu nome. Não tenho nada contra o jogador, aliás reconheço que se trata de um jogador com enorme valor, ainda para mais tendo em conta a sua idade (apenas 20 anos) e com um percurso na selecção nos escalões jovens.



No entanto, penso que é necessário fazer um exercício simples: quantos centrais temos nós com contrato para a próxima época?

Eu conto 9. 10 com Fábio Faria. Para além dos 5 que neste momento temos no plantel (Luisão, David Luiz, Sidnei, Miguel Vítor e Roderick), temos Halliche emprestado ao Nacional, Zoro no Vitória de Setúbal, Edcarlos no Fluminense e Sretenovic (confesso que não sei se ainda faz parte dos quadros da equipa) no Zaglebie Lubin da Polónia.

Tendo em conta que, salvo alguma oferta milionária, os 5 que fazem parte do plantel são para manter para a próxima época, e sendo todos eles (excepto Luisão) muito jovens, a pergunta impõe-se: será necessário mais um jovem defesa central? Se for para precaver uma eventual venda de Luisão após o mundial, não seria mais sensato procurar um central mais maduro, um verdadeiro patrão?

Fazendo outro exercício: quantos médios-defensivos temos no plantel? Eu conto... um: Javi Garcia. Temos o Ruben Amorim que pode desenrascar nessa posição e talvez o Ramires, mas que é claramente um jogador mais ofensivo. Trincos emprestados temos 3: Binya, Felipe Bastos e Yebda. Atendendo a que Binya será sempre para vender e Yebda, se fizer uma boa época em Inglaterra, também, interrogo-me: será que não temos um défice de médios defensivos (os chamados "trincos")?

Parece-me que o que temos em demasia na zona central da defesa falta e de que maneira na mesma zona mas do meio-campo. Com o Leixões o Javi não vai poder jogar. O mais provável é que jogue Amorim. Mas será que é positivo ter apenas um médio defensivo de raiz no plantel? Penso que aqui a direcção e particularmente o JJ não pensaram bem quando decidiram emprestar Felipe Bastos e Yebda. Um dos 2 tinha claramente de ficar no plantel.

Vamos ver as cenas dos próximos capítulos, desejando desde já que as contratações sejam feitas sempre com conta, peso e medida e sejam adequadas às necessidades do plantel. Tem a palavra JJ.

3 comentários:

Saviola disse...

Amigo Bruno concordo com tudo o que escreveu .

Sei que se contrassemos Fábio iamos estar com excesso de defesas centrais e temos de nos preocupar com outras posições , mas se é um jogador com enorme potencial temos de o ir buscar .

Imagine que é o Porto que o compra e na época a seguir vende por 15 M ?

Sei que temos centrais com grande classe , principalmente David Luiz e Luisão e este último deverá sair ...

Não tenho mais nada a dizer .
Continua Bruno ;D

Anónimo disse...

Não quero ser pessimista, mas já vi este filme num lugar qualquer. Record começa a especular, vai falar com o jogador, mais dia menos dia está anunciado como reforço do FC do Porto. E é logo o Jorge Gomes a observar!!
Ah ah, não tarda nada já dizem que é mais um desviado do SLB...
Abraço,
Zé Amaral

Anónimo disse...

Stretonovic ou la como o rapaz se chama já não é jogador do Benfica.
Esta num clube polaco. segundo o zerozero sem emprestimo é definitivo.